Outubro&Novembro e mais um ano passou!

Vou no Bus, de Taupo para Auckland na Nova Zelândia, 26/Nov/2015.

Outubro & Novembro foram os meses em que fiz as duas ligações por skype mais importantes desta viagem, aniversário de Pai e Mãe; chegará o Natal e o Ano Novo…

Para eles que foram emigrantes em África; meu pai primeiro na guerra em Moçambique (3 anos), minha mãe com meus avós na África do sul e logo os dois na Rodésia do Sul (agora Zimbabwe) vai o meu agradecimento por estar aqui e poder ter estas vivências. De alguma forma dando continuidade à vontade de ir e conhecer; a mesma que eles um dia tiveram e que é tão “portuguesa”.

À nossa emigração tenho de dedicar umas palavras.
Uns voltam a Portugal (como meus pais mesmo que sofrendo do “mal de África”) outros seguem espalhados pelo mundo, vivos ou em cemitérios (como o meu avô).
Todos tem em comum que um dia foram para um lugar longe com a esperança de melhorar de vida e triunfar. Todos com aquela energia infinita aquela certeza no andar, sem medo porque vimos das ondas do mar, engolindo saudade e com aquele coração que vão deixando pelo mundo a bela marca de Portugal.
Essa marca de esforço de querer vencer mas também de amizade, sempre com a consciência tranquila e orgulhosos do passado. Esse sentimento que faz sorrir o mundo quando digo com orgulho que sou de Portugal. Isso não tem valor!

Sigo este caminho sem olhar para trás mas com aquela vontade de voar com eles à mesa contando o que vi…
Vontade de sentir a tranquilidade, racionalidade e bondade infinita de minha mãe ou beber o vinho e comer o bacalhau, regado com o azeite saído do esforço de meu pai.

Velhote! tenho o teu livro para lêr. Mais uma vez parabéns! Se todos nós vamos escrevendo o nosso livro, dia a dia, poucos o passam a papel como tu fizeste. Coisas que não tem preço e que ficam.

Obrigado aos dois!

IMG_20150713_093814

Leave a Reply